Lar australiano exalta design singular

Foto: Jack Lovel
Projeto do escritório Superssed destaca diferentes volumes e exuberante vista natural

Inserida suavemente em meio à paisagem do oeste da Austrália, a residência Infinity Views enaltece formas únicas e vistas inspiradoras. Não por menos, se estabelece no penhasco sobre o Blackwall Reach e traz, em seu horizonte, uma vista panorâmica que apresenta as belezas do rio Swan. Disposta neste espaço indescritível e desafiador, que impressiona por ser logisticamente complexo, a morada sustenta curvas por sua extensão e pouca geometria de ângulo reto. Com projeto arquitetônico de John LeClare Josephs, do escritório Superseed Architecture, e construção de Peter Capozzi, do Capozzi Building, sua distribuição por três andares maximiza o espaço vertical e valoriza a vida ao ar livre e a iluminação natural.

Inspirada pela sinuosidade do rio e pela textura da paisagem, a casa incorpora sugestões de design oriundas de iates de luxo. Com 560 m², a residência permite a vivência da paisagem a partir do momento em que se entra no local. Por ser separada em dois volumes unidos por solários, é possível ter uma visão clara de toda a casa. Revestidos em madeira de teca, esses volumes expressam curvas e ângulos sutis, que se fundem na paisagem. Já no lado interno, os dois volumes trazem benefício da separação logística e acústica para maximizar a funcionalidade dos espaços e a eficiência energética. As varandas de dupla face entre os volumes exibem imponência na configuração e, ao abrir as portas deslizantes do corredor, cria-se um espaço amplo utilizável.

Em vidro curvo, as principais janelas também beneficiam a composição arquitetônica e a vista da natureza. Além disso, o projeto faz uso de materiais de tripla função – estéticos, estruturais e energicamente eficientes-, como o concreto e a madeira. Erguido sobre colunas, o edifício proporciona grande quantidade de espaços cobertos.

Pelo fato da casa estar situada em um terreno de topografia característica, com uma diferença de 13 metros de cima para baixo e uma queda brusca de 7 metros, houve reconsideração da tipologia residencial. Assim, apresenta estacionamento no mais alto dos três níveis, que traz empilhador duplo de carros na garagem e elevador interno, áreas de entretenimento e de estar nos níveis superiores e, consequentemente, ambientes íntimos abaixo, incluindo dormitórios de hóspedes e áreas de serviço.

A paleta acolhedora e atemporal potencializa as vistas da paisagem, enquanto as cores são pontuadas pelo mobiliário, Mobilia, e pela arte, Mardi West. Perfeitamente selecionados, os móveis com formas suaves e fluidas justapõem a arquitetura e oferecem uma sensação caseira. Desse modo, marcas como Kettal, Cassina, Poltrona Frau, Moroso, Astep, cc-tapis e Golran favorecem os ambientes de planos abertos, como o estar convidativo. Na cozinha, o projeto traz uma ilha com iluminação em LED embutida e claraboias. Além disso, a morada dispõe de adega, despensas, fiação inteligente e eletrodomésticos modernos.

O mobiliário da Kettal igualmente se destaca, compondo o local com belas peças, como as das coleções Vieques, Vimini e Roll, Patricia Urquiola, e as cadeiras Bitta, Rodolfo Dordoni, e Landscape, Kettal Studio, na área externa da casa. Ainda, a piscina, que viabiliza ainda mais os momentos relax, harmoniza com a daybed Trampoline, Cassina, ideal para os momentos pós-mergulhos. Sem dúvidas de sua singularidade, o projeto, assim como o seu nome, garante as vistas infinitas desta residência sublime, que, como um navio, convida a olhar para fora.