Estampas e tons leves traduzem estética de casa de veraneio em Miami

Projeto de Daniela Saliba incorpora elementos brasileiros à morada, criando uma atmosfera acolhedora

Levando o frescor e o charme brasileiro para a Flórida, nos Estados Unidos, esta morada é acolhedora em cada um de seus detalhes. A construção da década de 1930 e a enorme buganvília aos fundos do terreno encantaram a moradora, uma carioca que sempre trabalhou com moda. Bastante despojada e casual, suas características influenciaram o projeto de interiores assinado por Daniela Saliba.

Com 300 m² distribuídos em dois pavimentos, a casa de veraneio, localizada em Venetian Islands, Miami, mostra preferência por tudo aquilo que transmite histórias e que tenha muitas flores. Cores claras guiaram o projeto, enquanto os tons de cinza foram evitados, a pedido da moradora. Assim, a combinação de elementos suaves e estampas florais, junto aos itens em madeira e às luminárias de diferentes formatos, cria uma atmosfera convidativa ao descanso e à contemplação. Para complementar os espaços, o piso em madeira tingido na cor café destaca o visual delicado, enquanto as paredes e o teto, pintados na cor off-white, ampliam a iluminação.

Para criar uma proposta com personalidade, a aposta foi em mobiliários soltos, proporcionando um visual mais charmoso, despojado e natural. Com grande valor afetivo, obras de arte adquiridas ao longo da vida da moradora preenchem o estar com originalidade, criando uma espécie de gallery wall. Nesse ambiente, as poltronas receberam estofamento em tecido floral, Designers Guild, e, a partir delas, foram pensados os toques coloridos da paleta do décor, com realce ao sofá azul claro.

Para evitar ao máximo a descaracterização do imóvel, a casa tem paredes texturizadas, típicas de construções mediterrâneas. Além disso, uma das salas com o piso desgastado teve o mármore bege trocado por um similar, enquanto em outra saleta o piso em estilo mexicano teve suas lajotas avermelhadas com rejunte largo preservadas. Aqui, o papel de parede estampado por flores gigantes alegra o ambiente, junto com a poltrona de Ray e Charles Eames renovada com um tecido xadrez. Para a composição da cozinha, o mobiliário foi mantido e ganhou nova pintura, dessa vez em verde.

Nos ambientes íntimos, a suíte máster, situada no andar superior, teve seu espaço ampliado, avançando na fachada da frente e criando um pequeno terraço. Com esse acréscimo, a área arquitetada no térreo virou o local perfeito para momentos relax com poltronas em estilo pavão. Outros dois dormitórios estão posicionados no térreo, enquanto um quarto dormitório, com closet e lavanderia, encontra-se na “cabana” da piscina. Já os banhos receberam reforma total em suas dimensões.

A grande buganvília, fator decisivo para a compra do local, é o destaque da área externa junto à mesa de refeições, tornando o local mais disputado da residência. Despojada, acolhedora e original, esta casa de temporada traduz leveza e energia em equilíbrio para recepcionar bem a família e os amigos.