De Biertuin West: inspirado no biergärten, bar neerlandês destaca interior linear

Exterior, interior e terrazzo conferem experiências distintas e, ao mesmo tempo, complementares

Enaltecendo a linearidade e a união em uma atmosfera calorosa, o De Biertuin Amsterdam West proporciona um espaço cativante que concilia materiais recuperados e texturas ásperas, a tons quentes e iluminação suave. Assinado pelo Studio Modijefsky, o projeto engrandece a experiência de saborear cervejas artesanais, aperitivos, frango assado ou hambúrgueres do bar, oferecendo um toque sofisticado e original à arquitetura, e retratando um caráter único.

Localizado em Amsterdã, Holanda, seu conceito é inspirado no biergärten alemão, que é uma área ao ar livre, geralmente cercada de árvores, em que se serve cerveja e comida em longas mesas. Em função do local ter espaço interno e externo, o escritório resgatou esta atmosfera internamente, possibilitando uma vibe de jardim urbano para a fachada e terraço.

O bar apresenta mix de materiais, como concreto, madeira, cobre vermelho envelhecido e cobre verde oxidado. Para propiciar destaque à mobília personalizada em couro, as paredes conferem toque suave em madeira de carvalho reciclada. Com detalhamento inspirado na arquitetura original do edifício, a irregularidade dos tijolos datados é contrabalançada pela geometria de elementos quadrados em madeira e das lâmpadas alinhadas. Essa geometria, aliás, acompanha um biergärten típico, que tem muitas linhas, como visto em fileiras de mesas e de bancos.

No interior do De Biertuin West, também há uma coluna revestida em ladrilhos vermelhos com textura lustrosa e tábuas em madeira até a metade das paredes, que servem como painéis e estrutura para placas de sinalização. O terrazzo pré-existente preto e branco combina com o piso em madeira no formato espinha de peixe, enquanto mesas altas, bancos e banquetas formam o coração do espaço: a área do bar.
Com interior de 89 m² e terraço de 52 m², o estabelecimento compõe a área externa com 12 grandes bancos e mesas em madeira e iluminação aconchegante, que une o ambiente à fachada frontal do edifício principal. Além disso, a natureza está presente com arbustos de hera, definindo o perímetro e apresentando uma vegetação que se espalha livremente, característica do De Biertuin West.

Leia a matéria completa na Edição 165 da Revista Decor.