Apartamento paulista alia acessibilidade e funcionalidade com o estilo contemporâneo

Projeto de Angelina Bunselmeyer adaptou a morada para as necessidades do morador, que é deficiente auditivo

Este apartamento, localizado no bairro Moema, em São Paulo, é marcado pela predominância das cores e por suas soluções de acessibilidade. Com 45 m² e assinado por Angelina Bunselmeyer, o projeto tem ares contemporâneos, acentuados por traços em linha reta, além de um décor com predominância de tons de azul e preto e da textura amadeirada.

Incorporando a área social, o estar é marcado pela base neutra em cinza. Para ser visível de todos os cantos, a TV foi colocada na maior parede, que também recebeu pufes com rodinhas que servem como baú. Já a bancada em pedra na cozinha é o coração da casa.

Apesar da metragem reduzida, o dormitório recebeu soluções que agregam funcionalidade. Branca e com tons amadeirados, a marcenaria completa inclui uma série de armários acima e ao lado da cama, além do guarda-roupas, revestido com espelhos, que transmitem uma sensação de amplitude. O banho, cuja entrada antes ficava restrita ao dormitório, ganhou uma porta que o leva até o estar.

Para auxiliar o morador, que é deficiente auditivo, ainda foram incorporadas soluções como uma arandela ligada à campainha, com sistema conectado com a portaria do prédio que sinaliza através da luz quando o interfone toca. Além disso, um dispositivo ligado à cabeceira da cama vibra em caso de emergência à noite. Acessível, de acordo com as necessidades do morador, o projeto ainda cria uma sensação de aconchego constante, prezando também pelo estilo e pela funcionalidade