A contemporaneidade do projeto industrial em evidência

Distante do estereótipo “bruto” elencado ao design industrial, apartamento no Leblon destaca sutileza em ambiente que combina o estilo com o toque clean

O Leblon ganha toda a liberdade poética da dupla de arquitetas Roberta Moura e Paula Faria com este projeto ousado e único de morada. O apartamento linear de 180 m² na área mais nobre do Rio de Janeiro foi planejado para ter área social integrada. A contemporaneidade do projeto é destacada pelo estilo industrial e décor minimalista.

A atmosfera industrial começa nas paredes em concreto bruto, descobertas durante a reforma, além das tubulações e instalações aparentes. O recurso acabou se tornando o ponto mais marcante da arquitetura, dando personalidade ao apê. Em contraste às paredes, um assoalho em réguas de ipê quebra a brutalidade do design industrial.

A moradora, uma diretora de TV, queria integração total dos ambientes, com muita praticidade e pé-direito alto. Para isso, houve uma modificação na planta da cozinha, que foi totalmente integrada ao estar e jantar, transformando todos em um só ambiente. O décor é todo novo, mantendo apenas a poltrona com banqueta Mole, assinada por Sergio Rodrigues.

A cozinha acrescenta o clima de integração com prateleiras de madeira e metalon preto, evidenciando pratos, copos, travessas e outros itens que convencionalmente se escondem em armários. A parte inferior tem acabamento em laca cinza, com bancada de Carrara e prateleiras superiores de ferro e madeira. Já a mesa de jantar também serve de apoio na cozinha, como se fosse uma ilha.

As arquitetas criaram também uma suíte para a proprietária, além de dois dormitórios para os filhos com um banho. Com a mesma ideia de aquecer e quebrar a frieza e brutalidade do concreto, no quarto da moradora, os armários foram executados também em madeira, com portas tramadas com uma delicada palhinha natural, de trama mais fechada.

O projeto destaca-se por ser autêntico, misturando toda a contemporaneidade do décor industrial com elementos minimalistas, delicados e sutis. Um retrato do design de interiores do século XXI apresentado e representado pela dupla de arquitetas.